Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
MISSIONÁRIO EVANGÉLICO DO MINISTÉRIO RBC,PROFESSOR E PSICOPEDAGOGO,54 ANOS.CASADO.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Família  |  05/01/2011 07h50min

Dislexia: psicóloga recomenda que profissionais deixem os “modismos” de lado

Nem todo aluno com problema de aprendizado pode ser classificado como disléxico


Fazer um diagnóstico de distúrbio psicológico não é uma tarefa fácil. Diferentemente de doenças fisiológicas, nas quais os sintomas se manifestam e dão indícios claros de qual pode ser o problema, os distúrbios da mente exigem uma análise mais profunda, detalhada e demorada, devido às muitas variáveis envolvidas.
No campo da psicopedagogia, alguns especialistas têm demonstrado preocupação com o excesso de diagnósticos precoces e superficiais de dislexia, um distúrbio da linguagem que envolve principalmente a parte da leitura. Para a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano, há diversos casos em que os pais de crianças com dificuldades escolares chegam aos consultórios com o diagnóstico pronto, muitas vezes dado pelas escolas e reforçado pelos profissionais.
— Se por um lado o estabelecimento de um quadro ajuda no tratamento, por outro pode cegar e apenas estigmatizar a pessoa em questão — afirma. 
Vários fatores podem determinar dificuldades na leitura e na escrita, que são intimamente ligadas.
— Dar um nome específico a um problema de lecto-escrita pode atrapalhar o diagnóstico mais amplo, quando não podemos compreender a pessoa que ali se apresenta — comenta a especialista. — O mais adequado é um diagnóstico que privilegie fazer um entendimento do indivíduo em seus vários aspectos, considerando também seu ambiente social e escolar, que podem interferir em sua capacidade de aprender a linguagem escrita.
Apesar do problema estar "em alta", sendo muito divulgado hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que realmente apresentem dislexia.
— Os profissionais têm que deixar os modismos de lado e olhar para o ser humano real que se apresenta a eles.
Fonte: Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga.

DONNA ZH ONLINE

Um comentário:

  1. Olá! parabéns pelo blog, muito legal. Te convido para visitar e seguir meu blog: www.ivanilson.com

    Abraços,

    Prof. Ivanilson

    ResponderExcluir